sábado, 2 de maio de 2009

Entrevista sobre Software Livre em Itapicuru

A entrevista foi realizada na Escola Municipal José Francisco Nunes que fica localizada uns sete quilômetros da cidade de Irecê, com 4 salas de aula e uma sala que funciona o inforcentro com 8 computadores acessado a internet que é monitorado pelo professor Nelson Rodriguês da Cruz Junho o mesmo nos relatou sobre a importância do uso do Software Livre para aquele povoado.
A primeira vantagem apontada por ele é do LINUX é que não precisa pagar, enquanto que o WINDOS é preciso pagar ou alguns utilizam de forma indevida (ilegal).
Como trabalhamos em algumas instituições públicas que muitas vezes não tem recursos para adquirir tais programas o LINUX traz essa vantagem de se utilizar programas semelhantes de maneira gratuita.
O mesmo explicou que com relação a manutenção quase não tinha problemas, pois sempre que precisa de auxilio o Ponto de Cultura e Ciberespaço Anísio Teixeira lhe davam o suporte necessário.
Explicou que desenvolve um trabalho independente na escola de Itapicuru sobre as tecnologias com enfoque da comunicação, utilizando dois programas :Um é o auto tipo de LINUX onde sempre que é acessado a internet ele fornece as atualizações gratuitamente e quando surge algum problema com algum hardware, é sempre fornecido em poucos dias pelo Ponto de Cultura.
Considera que o SOFTWARE LIVRE, para os trabalhos que são realizados por eles, não deixa em nada a desejar em relação ao SOFTWARE PROPRIETÁRIO.
As vantagens de utilizar o SL é que nos possibilita a liberdade de executar o programa;
A liberdade de estudar como o programa funciona,e que pode ser usado e copiado estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. O professor Nelson relatou que aprendeu muita coisa sobre o SL na faculdade onde ele cursava ciências da computação.
Em relação ao aplicativo utilizado pelo PROINFO, ele já vem programado para a função apenas de pesquisa, já que a internet deve ser monitorada para que os alunos não façam outros tipos de acesso. O programa já vem equipado com programas educativos, onde os alunos utilizam em algumas atividades. Esse programa é um pouco mais restrito, não dando oportunidade de se instalar outros programas.
Foi relatado também que a escola já foi beneficiada através de projetos em parceria com o governo Estadual e municipal onde a mesma ganhou 5 computadores que atendem a necessidade da escola com os alunos e professores e a comunidade local.
A entrevista nos proporcionou um conhecimento amplo sobre o acesso da tecnologia na comunidade do povoado de Itapicuru e nos mostrou que é possivél utilizar o SL como uma cultura mais solidária engajada com os interesses coletivos e com a produção do conhecimento tecnológico .

Reflexão sobre a Oficina de Alfabetização


A oficina de alfabetização nos proporcionou, a compreender como os nossos alunos aprendem, e como criar situações para promover aos nossos alunos à avancarem em cada hipótese da leitura e escrita através de situações problematizadoras com intervenções adequadas.
É importante ensinar os alunos a desde cedo a se familiarizar-se com as práticas de leitura, o jornal por exemplo é um rico material de leitura para ser ensinado porque:
_ O jornal tem várias fontes de informações que interessam a muitas pessoas;
Conscientizar os alunos que não é necessário ler o jornal ou revista todo que o importante é observar, folhear e escolher para ler apenas o que lhe interessa.
Com as práticas de leitura realizada em sala de aula as crianças aprender que ler e escrever tem uma função social.
É necessário alfabetizar letrando mesmo nas séries iniciais,pois quando o professor coordena os quatros tipos de contexto de: _Leitura pelo aluno e escrita, leitura pelo professore escrita pelo professor.
Produção oral com destino escrito, reescrita de texto com pauta de correção facilita a compreensão dos alunos e aí com certeza surge
a aprendizagem.