segunda-feira, 12 de abril de 2010

Reflexão sobre a escrita do diário de ciclo

Reflexão sobre a escrita do diário de ciclo
Docente: Ana Paula Moreira

Cursista: Ana Cristina Ferreira de Souza Cordeiro.



Ao ler o Diário de Ciclo Um, percebi o quanto descrevia as atividades temáticas do curso, porém, não me atentava a alguns pontos importantes, como a teorização. Embora tentasse articular a minha idéia com as idéias do autor do texto que estava trazendo como referência, as minhas colocações acabaram não ficando claras na defesa do tema que abordara. Além disso, observei que havia me esquecido de colocar algumas referências das citações que coloquei ao longo do texto.

Os diálogos com os teóricos eram bem tímidos, e isso acabou deixando a escrita do Diário um pouco superficial, precisando fazer alguns ajustes. Na minha escrita tinha certo medo de utilizar as palavras, e por essa razão, a estrutura do texto acabou ficando prejudicada.

Quanto a descrever a minha prática pedagógica e articular com as situações vividas no curso, me senti mais a vontade, pois era mais fácil relatar coisas do nosso cotidiano, fazendo um paralelo com as coisas que estávamos estudando.

Já em relação aos aspectos lingüísticos, o diário tinha coerência, todavia, apresentava problemas nas questões dos conectores, no uso do verbo no pretérito perfeito do indicativo, na pontuação, a exemplo da colocação da vírgula no lugar certo, além de uma necessidade de mais clareza no parágrafo.

Algo que ficou muito marcado no Diário Ciclo Um, foi à colocação de algumas fotos de alunos apresentando o desenvolvimento de um projeto de leitura, realizado na escola onde trabalho, e fotos de momentos com os colegas nas oficinas do curso, porém, o meu erro foi não ter colocado uma legenda especificando cada foto. Apesar de ter a boa intenção de colocar as fotos, tive dificuldades em fazer corretamente os anexos. Confesso que fiquei frustrada com esta situação, no entanto, entendo que tudo é um aprendizado, e as correções servem para que aprendamos aquilo que ainda não sabemos.

Em relação à leitura do Diário de Ciclo Dois, percebo que o crescimento foi notável, tanto na escrita de novas palavras, quanto na estrutura do texto. Os parágrafos estavam mais bem escritos e já buscava fazer um diálogo entre os teóricos, trazendo mais citações no texto, e isso favoreceu a estrutura do diário.

A prática pedagógica foi trazida e articulada com análises fílmicas e situações de práticas significativas na sala de aula e com a Oficina de Alfabetização realizada no Espaço UFBA.

Mesmo sendo revisado com mais cautela, o Diário de Ciclo Dois ainda apresentou alguns problemas na pontuação, no uso da vírgula antes da conjunção aditiva “e”. Porém, em comparação com o diário anterior as melhoras foram significativas, o que me deixou feliz com os avanços pontuados pela professora, todavia, tinha consciência que poderia aperfeiçoar mais a minha escrita e estruturação do diário para que pudesse ficar mais claro para os leitores.

Percebi que no repertório, foram repetidas algumas palavras em um mesmo parágrafo, além disso, as que falavam sobre novas tecnologias deveriam ser colocadas em itálico.

No Diário de Ciclo Três, observei que estava mais contextualizado, pois procurei refletir sobre as atividades temáticas ligadas ao fazer pedagógico, valorizei também às produções escritas dos meus alunos, e fiz um relato sobre nossa participação no Projeto de Leitura em parceria com a Biblioteca Municipal.

Nesse último Diário de Ciclo percebi que houve uma maior ressonância das atividades do curso com as desenvolvidas em sala de aula, apresentando o desempenho dos alunos. No entanto, faltaram alguns ajustes nos aspectos lingüísticos, na ortografia, no uso de artigos e conectivos.

As pontuações feitas pela professora Solange são fundamentais para o aperfeiçoamento da escrita e a melhor ordenação das idéias no decorrer do texto. Acredito que com as suas discas e as observações feitas pela professora orientadora, que tem apresentado um olhar crítico e com uma riqueza sugestões importantes, o Diário de Ciclo Quatro deverá estar mais aperfeiçoado tanto na escrita, quanto na própria estruturação do texto.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Interação das aulas de Software Livre de Matemática

As aulas de software livre de matemática favoreceram um crescimento significativo para a nossa prática, pois a diversas formas de aprender matemática além da diversidade de jogos que o professor Narciso Soares nos apresentou norteou a nossa prática,pois o suporte vai além dos livros didáticos é interessante o trabalho comos softwares de matemática porque desta forma a aprendizagem é colaborativa e o conhecimento fluir.