terça-feira, 8 de junho de 2010

Educação e Cibercultura

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA-UFBA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO- LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/ ENSINO FUNDAMENTAL E SÉRIES INICIAIS

Cursista: Ana Cristina F. de Souza Cordeiro

Professora: Maristela Midlej

Participar dessa atividade do curso de Educação e Cibercultura promoveu muito conhecimento sobre as diferentes linguagens tecnológicas, além de conhecer o que é Cibercultura na educação.
De acordo com a discussão promovida na aula, compreendemos que há uma necessidade de construir uma inteligência coletiva e colaborativa para que possamos incluir outras pessoas nesse conhecimento.
Segundo Lev Vygotsy.

Quanto mais os processos de inteligência coletiva se desenvolvem [...], melhor a apropriação por indivíduos e por grupos das alterações técnicas, menores são os efeitos de exclusão e destruição humana resultante da aceleração do movimento tecnológico social. (VYGOTSKY, 1999 p. 25)

É preciso absorver as transformações contínuas da sociedade da informação para acompanhar as novas possibilidades tecnológicas que tem sido oferecida nos meios educacionais.
Penso que é imprecindível os professores receberem formação adequada para se familiarizarem com as novas tecnologias, pois, observamos que muitos alunos já dominam as novas linguagens tecnológicas e estão se aperfeiçoando, portanto, cabe aos professores, procurar se preparar para estas novas tecnologias que estão disponíveis, e assim, inserir-se virtualmente e socialmente.
Estamos vivendo em um mundo moderno, o qual nos permite pensar em novas formas de tempo e espaço a respeito de produção e circulaão de informação.
Para completar o nosso trabalho educacional temos ferramentas modernas e motivadoras que interagem em outros contextos sociais, a exemplo da cibercultura, web 2,0 que é a exposição dialogada reconhecendo o perfil dos alunos da geração Net, anotando os significados da pesquisa em um glossário.
Aprendi a importância da interatividade para a educação e a própria comunicação que está disponível nos diferentes ambientes virtuais, tais como blog, forum, chat, flogs, lista de discussão, wiki, etc. Tais ambientes, além de serem colaborativos, favorecem também a aprendizagem.
Através destes sites, agente produz novas palavras, textos e imagens, possibilitando uma nova comunicação. Acredito que o ambiente virtual promove discussão, sustentabilidade e transparência fornecendo um mundo de informações através de diversos links.
As comunidades de aprendizagens são constituídas por grupos de pessoas que participam do yahoo, o qual oferece um espaço fecundo e significativo para os seus participantes, pois, os indivíduos interagem, potencializando a construção de conhecimento, logo a aprendizagem é sistematizada, possibilitando novas aprendizagens que favorece uma nova inserção na tecnologia não linear, mantendo desta forma, a responsabilidade de todos os participantes.

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