sábado, 11 de outubro de 2008

Palestra Giovana Zen

A força Humanizadora da Literatura

A palestra nos proporcionou momentos de reflexão, de como enfrentar as situações difíceis em sala de aula, que muitas vezes foge do controle do professor e da direção da escola. A professora falou que tais situações foi fruto de sua pesquisa de mestrado, com o propósito de dar suporte aos educadores, com o ensino da literatura, mostrando que o papel do professor, não se restringe a ensinar a ler e escrever, mas tem a finalidade de educar o homem para a vida.
A escola é um espaço onde as pessoas trazem valores éticos e costumes, pois cada criança leva para a sala de aula as suas diferenças. Para tanto, faz-se necessário ensinar as crianças respeitarem as outras.
Para fazer a pesquisa, foi preciso trabalhar com a tipologia textual fábula. Analisando como os professores se posicionavam frente a Moral que as fábulas traziam. Na oportunidade foi proposto que a professora fizesse um plano de aula que envolvesse as fábulas.
Os trabalhos observados e planejados com fábulas trouxeram uma reflexão de que a maioria dos educadores estão mais preocupados com os conteúdos, embora, também seja necessário trabalhar os valores.
Portanto, entendo que os valores precisam ser resgatados no contexto familiar e escolar, de forma contextualizada, para que tenhamos uma sociedade mais igualitária.

2 comentários:

márcia disse...

Comunidade Virtual é uma comunidade que estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distancia.
se caracteriza pela aglutinação de um grupo, indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual.

bete disse...

Obrigada pelo incentivo colega temos que tentar porque as coisas não são fáceis e se eu não vencer os obstáculos corro o risco de acomodar.
Bete