sábado, 12 de dezembro de 2009

Trabalho do Gelit A Escola das Emoções

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA-UFBA


FACULDADE DE EDUCAÇÃO- LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/ ENSINO FUNDAMENTAL E SÉRIES INICIAIS
Cursista: Ana Cristina F. de Souza Cordeiro
Professora: Fabrísia


A Escola das Emoções

O sol brilhante da tarde era favorável para ir a uma praia ou a piscina, mas tudo era apenas sonhos e recordações. Navegar nas ruas, observar o trajeto sempre na mesma direção, as casas, mercados, as mulheres que estavam à espera do portão abrir.

De longe avistava gritos, ecos, euforias, animações. Os guarda-chuvas coloridos, para as crianças não tomarem o sol e esperar a sineta tocar. O encontro no portão com beijos doces, alguns alunos me davam chicletes e balas outros já diziam do portão:

— Pró hoje eu não fiz o para casa!

A realidade era única, cheia de aventuras. Em cada rosto havia magia, envolvida com muita emoção.

Ao observar as duas situações, a dos pais que esperavam os portões abrirem, e a minha que ia ao encontro de mais um dia especial, senti naquele momento a importância de fazer uma escola diferente, que fosse acolhedora, encantada e receptiva.

Senti que contemplava o belo, além de boas sensações, quando fazia uma criança sorrir, aprender e se divertir. Na oportunidade o meu olhar se dirigiu para os que eram portadores de necessidades especiais que estavam à espera de novas aventuras e de descobrir novos amigos.

Fiquei impressionada, ao visualizar a pintura das paredes em amarelo intenso que parecia o raiar do sol. Observei o asfalto cinza com barros ainda fresco que eram marcas da chuva. Os vizinhos da escola sentados nas calçadas, com olhar direcionado nos alunos que estavam correndo atrasados para não perder aquele dia especial.

Por um momento fui tomada por uma fantástica imaginação de quando era criança, onde o meu pai me levava à escola. Analisei um senhor, idoso com cabelos grisalhos, pai de um aluno o qual segurava firmemente na mão do seu filho que entusiasmado gritava:

— Papai o portão está quase fechando, vamos rápido!

No espaço de dentro 10 salas grandes e bem arejadas, um refeitório composto com pranchas e bancadas para as crianças tomarem seus lanches com dignidades. Próximo uma biblioteca com vários livros e revistas para uma deliciosa viagem ao mundo da leitura, uma quadra esportiva que convidava qualquer atleta para jogar uma partida. A sala dos professores era muito aconchegante, com estofados macios, uma enorme mesa para pesquisas, também havia momentos de diálogos com outros professores. A sala da direção ficava ao lado, porém era um pouco pequena, mas acolhedora. Existe também uma sala com diversos computadores, o Infocentro, para que as crianças fazerem suas pesquisas na internet.

Se você quiser conhecer as demais instalações lhe convido a fazer-nos uma visita. Acredito que você sempre se recordará da escola das emoções.

O horário de abertura diário é das treze horas e trinta minutos, a partir deste momento a sineta toca e todos os alunos se dirigem ao pátio da escola, com suas mochilas coloridas, cada um senta no chão com as pernas entrecruzadas, ao mesmo tempo em que estão em busca de ouvir uma boa música que no mesmo instante é tocado pelo som ambiente da escola e com a presença dos professores ao lado de sua fila da inicio a oração e começa uma nova tarde de verão com boas vindas a todos.

O percurso continua, muita descoberta pela frente, naquele dia teria cinema com pipoca nas salas do 3º ano, grande era a ansiedade da turma.

Nenhum comentário: