domingo, 14 de setembro de 2008

Comunidades Virtuais

Comunidades Virtuais

Diante dos textos que foram lidos, compreendo que comunidades virtuais são interações entre várias pessoas independentemente do tempo e do espaço, tais relações acontecem de forma rápida e é bastante significativa, pois os indivíduos se comunicam de maneira clara e objetiva. Acredito que as novas tecnologias têm facilitado à vida das pessoas dentro dessa nova proposta.
Entendo que as comunidades virtuais facilitam a organização de idéias e a troca de experiências entre diversas pessoas nos mais longínquos lugares em um curto espaço de tempo.
As discussões realizadas nos blogs unem uma variedade de pensamentos dentro de um determinado tema, proporcionando a interação entre uma gama de pessoas, facilitando a construção do conhecimento. A utilização de tal forma de comunicação desenvolve o crescimento de várias reflexões, não sendo necessariamente de forma linear, mas uma construção e inter-relação de idéias formando uma teia de pensamentos.
Acredito que a moeda do futuro na nossa sociedade será a coletividade e o cooperativismo nas inter-relações no mundo virtual.

8 comentários:

beatriz disse...

Acredito que esse futuro já está aí, porém precisando de algumas em novações, para que esse mundo virtual que tanto nos favorece, não sejá mais utilizado para prticaar o mal.

bj,Têiles!!!!!!!!!!!

bete disse...

Concordo com você Ana Cristina, quando diz que novas tecnologias tem facilitado nossa vida. Para tanto, faz-se necessário capacitação dos profissionais para a utilização das mesmas. É nosso papel como educadoras acompanhar essa mudanças, superando as dificuldades, rompendo barreiras, para se trabalhar com essas ferramentas, oferecendo a nossos alunos diversidades de atividades, motivando-os a construirem conhecimentos. O mundo conteporâneo, por tanto exige diversas mudanças na educação.
Bete.

morando aqu disse...

a preocupação de Teiles é salutar. cabe a nós agora procurar fazer algo que credencie o uso desses recursos tecnológicos para o bem.
quem nos garante que todas as pessoas, membros da comunidade, tem realmente boa índole e que eu possa confiar? por isso devemos selecionar aquilo que nos é favorável e passar somente aquilo que leva a construção do bem.
Facilitar a troca de experiências, como diz cristina, tem a ver com isso. Você participaria ou indicaria alguém a participar de uma comunidade terrorista? A nossa comunidade é sadia porque nos conhecemos pessoalmente ou pelo menos por feição. Veja que temos uma tendência para comunicarmos mais com aqueles colegas mais próximos, que temos mais afinidade. O meu colega, tem um colega que não é meu, mas pela segurança que tenho no primeiro torno colega do outro. Veja que é umas das formas de criar afinidades entre os membros.
Beatriz comenta a respeito da capacitação dos profissionais. Noutros países isso já existe. No nosso também. Isso que faço no momento, comentando no blog de Cristina, é uma preparação profissional. Só não levamos esse estilo de atividade para sala com nossos alunos por falta de recursos tecnológicos no ambiente escolar ou nas suas casas. Percebe que não sabíamos fazer o blog e interagir por meio dele e agora já nos encontramos "aptos".

Nubia Barbosa disse...

Concordo plenamente com você colega,quando diz que as relações acontecem de forma rapida e que as tecnologias têm facilitado a vida das pessoas, pois informações que levam dias ou até mais tempo para chegar a determinado lugar ou pessoa hoje através da tecnologia é questão de minutos ou até mesmo no ato do acontecimento. Um abraço apertado de Núbia Barbosa.

Clébia Figueiredo disse...

Olá Cristina!
Também acredito que as novas tem facilitado á vida de muitas pessoas no entanto devemos ter uma boa capacitação para fazermos bom uso dessas tecnologias, visto que as mesmas possa ser uma ótima ferramenta no processo de ensino-aprendisagem ou simplismente mais uma ferramenta que pouco contribuirá...

Lilian disse...

Olá Ana Cristina e pessoal,
meu nome é Lilian, sou professora, de São Paulo, e fiquei sabendo do curso de vocês por uma lista de discussão da qual participo. Vejam que curioso, eu sei muito pouco sobre Irecê e sobre vocês, mas o fato de sermos educadores e estarmos na rede já é um começo de possíveis ajudas, não é?
Se quiserem, venham visitar o meu blog!
Ah, também tenho um sobre conteúdos e propostas no ensino de história, que é a minha área de formação e atuação (http://sobrehistoria.wordpress.com)
abços e boas sorte no curso,
Lilian

cau disse...

Acredito, que para nós professores levarmos esse contexto para nossas salas de aula é preciso que nos ofereçam cursos de formação, para que esse tão rico mundo, não seja usado mecânicamente.

Sule disse...

Oi querida Ana!
Gostei de sua reflexão quando você já começa a perder o medo de se posicionar, de trazer teu entedimento articulando dois aspectos: "comunidades virtuias e blogs".

No entanto, senti falta de você evidenciar mais suas leituras, ou seja, trazer os autores para dialogar contigo. Isso é importante para tua formação querida! E não é apenas copiar os autores, é estabelecer uma articulação!

Entenda, que nós três (Eu, Adriane e Bonilla), só conseguiremos evidenciar que os textos indicados para leitura foram lidos e estudados, na medida que encontramos essa articulação em seua reflexões! Porque?
Porque esses textos não foram indicados para ser "apenas mais uns textos no meio da multidão", tanto nessa atividade quanto nas outras atividades, e bem como, na proposta do curso, temos como objetivo contrução de textos. Em outras palavras, podemos dizer que nosso objetivo é incentivar professores autores e co-autores de construção de conhecimento e cultura.
Vamos em frente... Estamos apenas no primeiro ciclo, temos muito a trocar, a aprender e a produzir!
Bjinhos
Sule