UFBA – UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES – MUNICÍPIO DE IRECÊ
CURSO DE PEDAGOGIA - ENSINO FUNDAMENTAL/ SÉRIES INICIAIS
ANA CRISTINA F. DE SOUZA CORDEIRO.
RELATO DO PROJETO DE LEITURA
ORIENTADORA: FABRÍZIA PIRES DE OLIVEIRA
IRECÊ – BA
NOVEMBRO, 2008.
RELATO DO PROJETO DE LEITURA
O projeto de leitura teve início no dia 19 de setembro de 2008, o mesmo foi apresentado e compartilhado com todos os colegas e alunos da escola através da rádio.
No dia 22 de setembro, foi feita a roda de leitura na sala da professora Têiles, na oportunidade os alunos estiveram lendo diversas tipologias textuais como: contos clássicos, jornal Brasileirinho, gibis, contos tradicionais etc, os mesmos estavam deitados em esteiras e tapetes bem a vontade. Depois foi aberto um momento para compartilhar os textos lidos com voz alta com o auxílio da caixa amplificada.
As aulas passaram a ser mais atrativas, pois os alunos liam por prazer esquecendo o tempo que era limitado em algumas situações. Foi difícil até interromper este momento, porém, as experiências foram marcantes.
Aprender a ler implica o desenvolvimento de estratégias para obter sentido do texto. Implica o desenvolvimento de esquemas acerca da informação que é representada nos textos. Isto somente pode ocorrer se os leitores principiantes estiverem respondendo a textos significativos que se mostram interessantes e têm sentido para eles. (FERREIRO; PALACIO, 1987, p. 21)
Para se compreender o processo da leitura, é necessário entendermos a relação que existe entre os três componentes básicos na leitura: o leitor, o escritor e o próprio texto. Cada um desses contribui de forma significativa para que haja uma leitura de qualidade, e consequentemente a própria compreensão por parte de quem ler. Para que isso aconteça, cabe a quem escreve preocupar-se com a estrutura do texto e conseguinte com o seu público alvo, o leitor. Dentro desse pressuposto acontece a interação desses três numa relação direta. Caso um desses não atinja as qualidades básicas, o processo da leitura acaba sendo prejudicado, pois é através de tais relações que a construção da leitura acontece de forma eficaz.
O projeto de leitura favoreceu também um trabalho de análise fílmica, onde os alunos observavam as diferentes versões e tinham a oportunidade de escrever também a sua própria versão. Todavia, o momento mais esperado foi o dia da visita à biblioteca da UFBA, onde os mesmos estariam se deslocando da escola com a finalidade folhear e ler os livros da biblioteca municipal, enfim, os alunos foram na semana das crianças, e tudo foi muito interessante. A bibliotecária apresentou o cartão do leitor e falou sobre a possibilidade dos alunos levarem livros para ler em casa como forma de empréstimo. Percebi o interesse da turma e a alegria de está conhecendo aquele espaço, pois, estavam assimilando as informações dadas.
As atividades propostas pelo projeto foram feitas por etapas e a cada conquista que os alunos alcançavam em relação à leitura e compreensão, era considerada uma parte da vitória. Nos casos dos alunos que apresentavam problemas na leitura, eram feitos intervenções diante das necessidades apresentadas, todavia, cabe ressaltar que os avanços foram significativos.
Para Ezequiel Theodoro da Silva, a leitura tem uma presença importante em todas as esferas da sociedade letrada, e isso traz uma contribuição fundamental desde o início da alfabetização.
A atividade de leitura se faz presente em todos os níveis educacionais das sociedades letradas. Tal presença, sem dúvida marcante e abrangente, começa no período de alfabetização, quando a criança passa a compreender o significado potencial de mensagens registradas através da escrita. Após esta fase de iniciação, o aluno continua a se encontrar com livros-textos (materializados, na prática escolar, sob a forma de livro-adotado, texto base, bibliografia obrigatória, leitura suplementar, apostilha, etc...) ao longo de toda trajetória acadêmica. (SILVA, 1996 p. 31).
O aprendizado da leitura pelas crianças é uma peça importante no seu percurso escolar e na própria relação com o mundo letrado. Todavia, para que elas se tornem no futuro bons leitores, a escola não deve está limitada apenas ao ensino da leitura, mas a todo processo que se desencadeia através desse aprendizado.
Os trabalhos em grupos de produção de painel e mural de contos lidos ajudaram bastante os alunos a desenvolverem a oralidade e a ler com mais entonação e competência.
A culminância do projeto aconteceu no pátio da escola com a participação da comunidade e dos familiares dos alunos.
O dia mais emocionante do projeto, foi o que as mães deveriam ler para seus filhos na escola. Arrumamos os ambientes para que a minha turma e da professora Têiles, participassem desse momento. Durante as leituras uma mãe se manifestou para falar como aprendeu a ler:
A mesma disse que foi o seu filho que a ensinou durante a realização deste projeto, ela com muita autonomia pegou o microfone, um livro e leu para todas as pessoas presentes. Outra situação legal foi quando um aluno de 7 anos lia para o outro com 13 anos e esse encantamento pelo universo da leitura tem percorrido todas as aulas.
No dia do encerramento do projeto os alunos se apresentaram de forma dinâmica e bastante feliz. O projeto trouxe bastante alegria e proporcionou momentos de leituras fascinantes e acima de tudo, a aprendizagem dos alunos.
Trabalhar com esse projeto de leitura me trouxe experiências muito gratificantes, pois, pude observar situações inusitadas que me fizeram refletir sobre a necessidade de desenvolver mais projetos semelhantes a esse, com a finalidade de oportunizar aos alunos momentos prazerosos, onde eles possam viajar pelo mundo da leitura, fazendo novas descobertas e tomando gosto pela leitura desde a sua tenra idade.
Referências:
FERREIRO, Emília, PALACIO, Margarita Gomes. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas; trad. Maria Luiza Silveira. – Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura – São Paulo, 7ª edição, 1996.
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Um comentário:
OLÁ COLEGA ESTOU PASSANDO PARA DEIXAR UM RECADINHO.
SOMOS FORTES E IMBATÍVEIS,
QUANDO ESTAMOS JUNTOS.
QUE DEUS NOS DÊ FORÇA E CORAGEM PARA ENFRENTAR TODOS OS OBSTÁCULOS DA VIDA.
BETE
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