quinta-feira, 9 de abril de 2009

Relatório da entrevista da EMBASA.

A entrevista da embasa foi realizada pelo técnico Carlos Ribeiro que nos relatou sobre o que levou utilizar o software livre na empresa da embasa, o mesmo relata que o programa surgiu devido uma necessidade de enchugar os gastos pois, o programa do software diminuie os impostos e é de uma linguagem de livre acesso para todas as pessoas utilizarem e manipularem os programas.
A empresa da EMBASA usa o software livre a quase 5 anos e os custos foram reduzidos, e puderam economizar segundo o entrevistador cerca de 3 milhões com o uso do sof.livre.
Os beneficios relatados por Carlos são custos baixos pois a empresa se adequa segundo as suas proprias necessidades.
Em relação as políticas publicas, o governo federal e quem tem tomado a iniciativa para liberar verbas para fins da educação e pensando em inclusão digital.
Segundo o entrevistador o programa que da o suporte ao curso é o LINUX que é um sistema adotado pela empresa pois garante qualidade e evita a contaminação do vírus, não que passa a não ter nenhuma existência do vírus mais diminui consideravelmente.
O interessante que com essa visita esclareu os benificios que o programa de software livre tem trazido para as empresas de irecê.
Sei que tudo que é novo nos causa medo,e consequentemente, algumas dificuldades mais, é necessário que conhecemos e divulguemos esse fantástico programa de software livre para concientizar as pessoas a essa realidade e politizar a discussão trazendo para a esfera pública.

2 comentários:

Rita Cácia Fernandes disse...

Cristina, segundo alguns técnicos autonomos que entrevistei, eles relatam que essa questão de ter pouca probabilidade para virus, é por conta da baixa damanda no mercado para software livre, portanto o pouco interesse em desenvolver virus para esse sistema operacional.
Se bem, que sabemos, também, que com um código fonte aberto, livre à manipulação não são todos igualzinhos, dificultando assim a criação dos virus, imagino eu.

Gicélia disse...

É isso mesmo Cristina, o governo estadual, federal e municipal, vem desenvolvendo políticas públicas, para Software Livre, com o objetivo de envolver todas instancias públicas. Acredito que está faltando informações para as empresas e demais pessoas de Irecê sobre as vantagens do uso do software livre. O movimento de software livre tem contribuido bastante para ”incluir digitalmente”,nossas crianças e jovens, e a participar da contrução e aprimoramento dos programs, pois assim não seremos somente consumidores e sim construtores-na construção de conhecimentos.