sábado, 2 de maio de 2009

Reflexão sobre a Oficina de Alfabetização


A oficina de alfabetização nos proporcionou, a compreender como os nossos alunos aprendem, e como criar situações para promover aos nossos alunos à avancarem em cada hipótese da leitura e escrita através de situações problematizadoras com intervenções adequadas.
É importante ensinar os alunos a desde cedo a se familiarizar-se com as práticas de leitura, o jornal por exemplo é um rico material de leitura para ser ensinado porque:
_ O jornal tem várias fontes de informações que interessam a muitas pessoas;
Conscientizar os alunos que não é necessário ler o jornal ou revista todo que o importante é observar, folhear e escolher para ler apenas o que lhe interessa.
Com as práticas de leitura realizada em sala de aula as crianças aprender que ler e escrever tem uma função social.
É necessário alfabetizar letrando mesmo nas séries iniciais,pois quando o professor coordena os quatros tipos de contexto de: _Leitura pelo aluno e escrita, leitura pelo professore escrita pelo professor.
Produção oral com destino escrito, reescrita de texto com pauta de correção facilita a compreensão dos alunos e aí com certeza surge
a aprendizagem.

3 comentários:

beatriz disse...

você tem toda razão, quando diz que a oficina de alfabetização nos proporcionou compreender melhor como nossos alunos aprende.
e nessa oficina mais uma vez percebir o quanto é fundamental estarmos buscando novos conhecimentos,e o que mim fez refletir sobre isso foi quando a professora geovana disse que a leitura de imagem, não ensina aluno a ler.

TEILES

Rita Rezende disse...

Realmente esse contexto de alfabetização faz toda diferença quando aplicado ao pé da letra.

sil disse...

É verdade Cris, a oficina de alfabetização nos propocionou compreender melhor como nossos alunos aprendem e também refletirmos a nossa forma de ensinar. Acho que a questão de a leitura de imagem não ensinar a ler, colocada por Geovana foi o que mais chamou a atenção pois, todas nós acreditávamos que estavamos fazendo uma importante atividade de leitura.