sábado, 24 de outubro de 2009

“BIBLIOTECA DENTRO E FORA DA ESCOLA”

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DAS SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL

COMPONENTES:

ALAIDES NASCIMENTO NUNES PEREIRA
ANA CRISTINA FERREIRA DE SOUZA CORDEIRO
NÚBIA BARBOSA DOS SANTOS
TÊILES BEATRIZ MEIRA DE FREITAS


PROJETO DE LEITURA:



“BIBLIOTECA DENTRO E FORA DA ESCOLA”

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem”. (MÁRIO QUINTANA)

PROBLEMÁTICA:
Observamos a falta de uma biblioteca e de livros atraentes para que possa motivar as crianças a terem prazer de mergulhar no mundo da leitura.

a leitura tem um papel essencial e decisivo para um avanço mais significativo que as escolas vem desenvolvendo. Não há nação desenvolvida que não seja uma nação de leitores. É importante perceber que o hábito de leitura de um povo não pode ser considerado igual à sua alfabetização. Saber ler não é suficiente para ter-se familiaridade ou convívio permanente com a leitura. Os leitores ativos, que desde a infância adquiriu o hábito de leitura e que todo o dia manipula com facilidade uma grande quantidade de informação escrita.

TEMÁTICA: “BIBLIOTECA DENTRO E FORA DA ESCOLA”

JUSTIFICATIVA:
Diante da necessidade de despertar nos alunos o gosto pela leitura e conhecer o acervo da biblioteca Municipal e escolar pensamos na possibilidade de envolver os alunos neste projeto de leitura. Devido à falta de hábitos de leitura no cotidiano dos alunos dentro e fora da escola, o projeto surgiu para promover momentos em que os alunos possam ter contatos com diversos tipos de textos. Oferecendo aos mesmos, oportunidades de ingressarem no mundo da leitura conduzido pelo prazer, tornando-se leitores competentes e atuantes.

FUNDAMENTAÇÂO TEÒRICA:
Segundo Delia Lerner “a leitura é como função (explícitas) da instituição escolar é comunicar saberes e comportamentos culturais as novas gerações, a leitura e a escrita existem nela para ser ensinadas e aprendidas”. (LERNER, 2002 p.19)

È interessante que os alunos se envolvam desde os primeiros anos escolares com as práticas de leitura. Segundo Magda Soares não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também saber fazer uso do ler e do escrever, saber responder as exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente (SOARES, 2000 p. 20).

Segunda pesquisa realizada por EMÍLIA Ferreiro “A criança aprende a ler e escrever por que é desafiada a confrontar suas hipóteses sobre leitura e escrita com outras possibilidades (convencionais) que serão oferecidas pelo professor” (FERREIRO 1999 p. 22)

Segundo ISABEL SOLÉ “o ensino da leitura pode e deve ocorrer em todas as suas etapas (antes, durante e depois) e que restringir a atuação do professor a uma dessas fases seria adotar uma visão limitada da leitura e do que pode ser feito para ajudar as crianças a dominá-la”. (SOLÉ, 1998 p. 75).

OBJETIVO GERAL:
Possibilitar aos alunos o hábito de ler, valorizando a leitura como fonte de informação e aprendizagem, proporcionando o prazer pela leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

CONCEITUAIS:
• Ampliar o conhecimento a respeito da própria leitura;

• Conhecer e ter acesso a diversos tipos de texto;

• Adquirir o gosto pela leitura;

• Identificar textos diversos;

• Compreender textos lidos;

PROCEDIMENTAIS:
• Socializar momentos de leitura prazerosa

• Participar ativamente de situações de leitura

• Indicar textos de sua preferência

• Produzir textos, coletivo em dupla e individual (Com ou sem ajuda do professor)

• Organizar e reescrever textos conhecidos

• Revisar textos, coletivos e em dupla (com a ajuda do professor)

• Compreender a estrutura de algumas tipologias textuais

ATITUDINAIS:
• Manusear cuidadosamente livros, revistas, jornais e outros.

• Respeitar e ouvir os colegas nas atividades de expressão oral

• Vivenciar emoções da fantasia e da imaginação

• Comentar sobre livros conhecidos

• Produzir textos, coletivo em dupla e individual (Com ou sem ajuda do professor)

• Organizar e reescrever textos conhecidos

• Revisar textos, coletivos e em dupla (com a ajuda do professor)

• Compreender a estrutura de algumas tipologias textuais.

CONTEUDOS CONCEITUAIS:
• Leitura e escrita

• Diversidade textual

• Compreensão de texto

• Linguagem oral

• Estratégias de leitura. (leituras em diversos ambientes, em outras escolas, nas praças, em algumas residências dos alunos e nas bibliotecas da cidade).

• Ortografia

• Pontuação

CONTEUDOS PROCEDIMENTAIS:
• Socialização de pratica de leitura

• Interpretação de texto (Compartilhados, individual)

• Reconto oral e escrito (Coletivo, em dupla e individual)

• Roda de conversa e roda de história

• Estrutura textual

CONTEUDOS ATITUDINAIS:
• Valorização dos momentos de leitura

• Cuidado com os livros

• Interação com o grupo

• Compromisso com as atividades

• Interesse

• Apreciação pelas leituras lidas e ouvidas

METODOLOGIA:
• Leitura de contos e texto diversos a serem escolhidos, no baú, espalhados pelo chão ou no mural de leitura.

• Reescrita de contos de sua preferência ou escolhido pelo professor

• Apreciação de conto através de som, retro-projetor, data - show, TV e DVD.

• Construção de painéis com personagens e o cenário dos contos

• Confecção dos livrinhos de conto para fazerem as produções dos textos

• Interpretação de conto e de texto oral e escrito

• Realização de momento de leitura em outros ambientes fora da sala de aula e da escola.

• Dramatização de contos no pátio para outras turnas da escola

• Leitura e discussão dos textos lidos

• Analise fílmica (Analisem de filmes, cenas ou imagens para que os alunos ganhem maiores repertórios para escrita).

• Produção de texto (Produção de texto coletivo e individual)

• Confecção de mural com títulos de livros, propaganda e fotografia (para fixar na sala e no pátio da escola).

• Produzir convites no coletivo para as famílias e outras repartições.

• Ilustrações de cantigas de roda, poemas e contos.

• Montagem de texto em tirinhas, palavras e letras movem.

• Leitura e interpretação de imagens

• Visita à biblioteca municipal e a biblioteca da UFBA

• Visitas a outras escolas do município.

ETAPAS PREVISTAS:
• Apresentação do projeto

• Contato freqüente

• Intercambio entre as escolas

• Planejamento das ações

• Avaliação do projeto

• Fazer a carteira do leitor (na biblioteca da UFBA)

• Dramatização de alguns contos.

RECURSOS UTILIZADOS:
• TV, DVD e SOM

• Papel diverso

• Cola

• Livros e textos ( revistas, jornais e gibis)

• Tesoura

• Tapetes e almofadas

• Caderno, lápis e borracha

• Lápis de cor e giz de cera

• Câmera digital

• Microfone

• Pincel atômico

• Retro projetor

• Data-show

• Tintas de pinceis

PÚBLICO ALVO:
Professores, gestores, coordenação, família e alunos das escolas:

- Escola Municipal Marcionílio Rosa,

- Escola Municipal Luiz Viana Filho,

- Escola Marcondes Félix.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

DATAS ATIVIDADES

19/10/09 APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE LEITURA

20/10/09 RODA DE LEITURA NA SALA. TODAS AS SEGUNDAS E ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

26/10/09 REESCRITA INDIVIDUAL DE TEXTO QUE SABEM DE MEMORIA

NO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

18/11/09 VISITA A BIBLIOTECA DA UFBA PARA FAZER A CARTEIRINHA DO LEITOR E APRECIARMOS OS LIVROS

26/10/09 MOMENTO DE LEITURA FORA DA ESCOLA
IREMOS LER PARA UM GRUPO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ VIANA FILHO

27/10/09 APRECIAÇÃO DE ESCUTA DE CONTOS COM O SOM E LOGO APÓS
VISITA Á BIBLIOTECA DA ESCOLA PARA FAZERMOS A LEITURA DOS CONTOS

30/10/09 ANALISE FILMICA PARA DAR MAIS SUPORTE AOS ALUNOS NO MOMENTO DE FAZEREM SUAS PRODUÇÕES TEXTUAIS

03/11/09 CONSTRUÇÃO DE UM PAINEL COM TÍTULOS, E COM PERSONAGENS E CENÁRIOS DOS CONTOS, CANTIGAS DE RODAS E POESIAS. ESSA É UMA ATIVIDADE EM GRUPO

04/11/09 LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTO ATRAVÉS DO RETRO-PROJETOR

06/11/09 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE CONTO ORAL E DEPOIS ESCRITO

09/11/09 ESCUTA DE POEMAS ATRAVÉS DO SOM E EM SEGUIDA, CADA ALUNO IRÁ TENTAR PRODUZIR SEU POEMA.

10/11/09 MONTAGEM DE TEXTO EM TIRINHAS, PALAVRAS E LETRAS MOVEM. ESSA ATIVIDADE É DIFERENCIADA DE ACORDO COM A HIPOTESE DE ESCRITA E DE LEITURA DE CADA ALUNO, É UMA ATIVIDADE EM DULA.

13/11/09 PRODUÇÃO DE CONVITES PARA AS FAMÍLIAS PARA PARTICIPAR DO MOMENTO DE LEITURA.

16/11/09 APRECIAÇÃO DE LIVROS EM DUPLA /OU INDIVIDUAL ALUNO E MÃES, NA PRAÇA DA BÍBLIA.

17/11/09 ANALISAR A PONTUAÇÃO DE UM CONTO ATAVÉS DA DATA-SHOW.

20/11/09 MOMENTO DE LEITURA NA CASA DE UM DOS ALUNOS A CONVITE DAS MÃES.

23/11/09 PRODUÇÃO DE CONTOS INFANTIS EM DUPLA, CADA DUPLA COM UM CONTO DIFERENTE.

24/11/09 OS ALUNOS IRÃO FAZER UMA ANALISE DE IMAGENS DE CONTOS INFANTINS EM GRUPO, E DEPOIS. SOCIALIZAR PARA A TURMA QUE PARTES DA HISTÓRIA ESTÁ FALTANDO. CADA GRUPO FICARÁ COM UM CONTO DIFERENTE.

27/11/09 MOMENTO DE LEITURA COM AS MÃES E FILHOS NO PÁTIO DA ESCOLA, ENVOLVENDO TAMBÉM PESSOAL DE APOIO E ALUNOS DE OUTRAS SALAS, UTILIZANDO DIVERSAS TIPOLOGIAS TEXTUAIS.

30/11/09 VISITA A BIBLIOTECA MUNICIPAL

01/12/09 LEITURA DE TEXTO ESCOLHIDO PELOS ALUNOS PARA LER NA RÁDIA DA ESCOLA. ESSE MOMENTO ACONTECERÁ OUTROS DIAS QUE SERÁ AGENDADO NA SALA DE AULA COM OS ALUNOS.

02/12/09 LEITURA DE TEXTO INDICADO PELA FAMÍLIA PARA LER NO PÁTIO DA ESCOLA NO MOMENTO DA ABERTURA. ESSE MOMENTO TAMBÉM ACONTECERÁ NA SALA DE AULA.

02/12/09 APRECIAÇÃO DE LIVROS ATRAVÉS DE LEITURAS COM ALUNOS E MÃES NA PRAÇA AIRTON SENNA.

07/12/09 VISITA A ESCOLA FELIX, PARA PROPORCIONAR UM MOMENTO DE LEITURA DIFERENTE, OS ALUNOS IRÃO OUVIR HISTÓRIAS, OU FICAR A VONTADE PARA LEREM SOZINHOS.

07/12/09 PRODUÇÃO INDIVIDUAL DE CONTOS INFANTIS NO CADERNO DE PRODUÇÃO. ESSE MOMENTO TERÁ OUTROS NA SALA.

08/12/09 REVISÃO DE TEXTOS NA SALA EM DUPLA, CADA UMA IRÁ REVISAR UM TEXTO DE UM COLEGA COM AJUDA DO PROFESSOR. ESSE MOMENTO SERÁ FEITO OUTRAS VEZES.

08/12/09 LEITURA E ILUSTRAÇÃO DE TODOS OS TEXTOS PRODUZIDOS POR ELES, TRABALHO SERÁ INDIVIDUAL.

09/12/09 MOMENTO DE LEITURA, BEM DESCONTRAIDO NA ESCOLA. E NO MOMENTO DA ABERTURA.

11/12/09 INTERAÇÃO DE LEITURA COM OS ALUNOS NA ESCOLA SÃO PEDRO.

MOMENTO DE LEITURA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.

11/12/09 LEITURA DE CONTOS INFANTIS, POEMAS E OUTROS GÊNEROS NAS SALAS DA ESCOLA PELOS ALUNOS. SERÁ FEITO EM MOMENTOS DIFERENTES.

14/12/09 PRODUÇÃO DE CONTOS INFANTIS, TENDO COMO BASE OS CONTOS JÁ EXISTENTES.

16/12/09 ENSAIOS DAS DRAMATIZAÇÕES. SERÁ FEITO EM OUTROS MOMENTOS.

18/12/09 MOMENTO DE LEITURA NA PRAÇA DA BÍBLIA, COM ALUNOS E MÃES, CONVIDANDO AS PESSOAS QUE ESTIVEREM NA PRAÇA A PARTICIPAR DESSE MOMENTO.

21/12/09 ENCERRAMENTO DO PROJETO COM RECITAL DE POESIA PELAS MÃES, DRAMATIZAÇÃO DE CONTOS INFANTIS PELOS ALUNOS E DIVERSÃO COM AS ADVINHAS PELOS ALUNOS UTILIZANDO OS FANTOCHES.

AVALIAÇÃO:
As observações serão realizadas constantemente e processualmente, dentro das ações da turma, seguidas de intervenções por parte do professor.

Segundo os PCN, “os critérios de avaliação devem ser tomados em seu conjunto, considerados de forma contextual e, muito mais do que isso, analisados à luz dos objetivos que realmente orientaram o ensino oferecido aos alunos”. (PCN, 1997, p. 95)
• Inicial: Registro coletivo

• Processual: Ficha de acompanhamento, caderno de produção textual e painel.

• Final: Relatório dos alunos coletivo, relatório dos pais e apresentação de uma dramatização.

BIBLIOGRAFIA:
FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre, Artmed, 1999.

LERNER, Delia, Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artimed, 2002.

PCN Língua Portuguesa, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3ª Ed. – Brasília, 2001.

SOARES, Magda, Letramento: um tema em três gêneros 2ª ed. Belo Horizonte: Autentica, 2000.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Nenhum comentário: