sábado, 18 de outubro de 2008

LINHA DO TEMPO

UFBA – Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação
Programa de Formação Continuada de Professores – Município de Irecê
Curso de Pedagogia - Ensino Fundamental/ Séries Iniciais
Professoras: Ana Paula Moreira e Roseli de Sá
Aluna: Ana Cristina Ferreira de Souza Cordeiro
LINHA DO TEMPO – RICARDO NOBLAT – PERFIL
ANA CRISTINA FERREIRA DE SOUZA CORDEIRO

Em 1964 acontece à prisão de Miguel Arraes na cidade do Recife – PE, nessa ocasião eu ainda não era nascida. No ano de 1968, em plena ditadura militar, o jornal Tribuna de São Paulo, noticia a prisão de estudantes, considerados detentos políticos, no DOPS. Já em 1969 acontece a libertação de Gregório Bezerra, na cidade de São Paulo.
No ano de 1976, em um povoado de São Gabriel, BA, acontecia o meu nascimento. Porém o meu pai não presenciou tal acontecimento, devido estar na cidade de São Paulo, pois as dificuldades financeiras o forçam ir para tão longe, ficando a minha mãe grávida de mim e cuidando dos meus três outros irmãos.
Em 1978 a minha mãe viaja para São Paulo para morar naquela cidade junto ao meu pai. Nessa data o meu pai me vê pela primeira vez, e eu já tinha um ano e meio.
Alguns fatos marcaram o ano de 1981. Acontece a prisão dos líderes metalúrgicos em São Paulo, junto com eles estava Luiz Inácio da Silva - Lula. Presenciei isso de perto, pois morávamos em São Bernardo do Campo. Neste mesmo ano comecei a estudar no Jardim de infância.
Em 1985 acontece o movimento: “Diretas Já”. Trancredo Neves é eleito presidente, porém não chega a assumir, doze horas antes é hospitalizado, vindo a falecer cerca de um mês depois. José Sarney assume em seu lugar. Foi o ano mais feliz da minha infância, pois ganhei uma coleção de livrinhos novosb no dia das crianças.
Em 1986 acontece a convocação da população pelo presidente José Sarney para apresentar o “Plano Cruzado”, todavia, um ano mais tarde o plano fracassa. Nesse mesmo ano eu já estava cursando a 4ª série do primário, apesar de mais nova, acompanhei os meus irmãos, pois, eles perderam de ano.
Em 1989 precisei retornar para Bahia, pois o meu pai sofreu um AVC, e ficou impossibilitado de trabalhar. Fui morar no povoado, e como não tinha escola que nos oferecesse a série que cursávamos, eu e os meus irmãos, precisamos repetir o ano. No ano seguinte viemos morar em Irecê e dar continuidade aos estudos.
Em 1994 alguns fatos marcaram a história e a minha vida. Morre o pilota Airton Senna, o Brasil é tetracampeão na copa dos estados Unidos. Nesse mesmo ano me casei, tinha 18 anos e ainda me faltava um ano para terminar o Magistério. O que aconteceu no ano seguinte.
No ano de 1996, a Câmara aprova a CPMF, imposto que seria destinado a saúde. Nesse mesmo ano nasce o meu primeiro filho, experiência marcante em minha vida.
Em 1997, ano em que Bill Clinton assume o seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, comecei a lecionar na Escola São Pedro no município de Irecê.
Em 2000 milhares de pessoas comemoram a chegada do no milênio. Algo que me marcou foi o nascimento de minha filha, formando assim um casal de filhos.
Em 2002 entram em circulação as notas e moedas de euro, o Brasil consagra-se pentacampeão mundial na copa do Japão e Coréia do Sul, após jogo contra a Alemanha. Nesse mesmo ano fui selecionada para trabalhar na Fazenda Nova Canaã. Meu esposo foi aprovado na UNEB, no curso de pedagogia, no segundo semestre do ano seguinte ele começa a cursar a universidade.
Em 2003, Luiz Inácio Lula da Silva assume a presidência da República. Nesse mesmo ano comecei a ensinar nas turmas de Jovens e Adultos.
Em 2004, Um terremoto no Oceano Índico, seguido de Tsunamis provoca a destruição dos países do Sudeste Asiático. Estimou-se o número de mortos em 398.000 pessoas. Em fevereiro alcancei uma grande vitória, passei no concurso público da Rede Municipal e tomei posse em julho desse mesmo ano, após sete anos como contratada.
Em 2006, O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assume o seu segundo mandato.Nesse ano, após algum tempo, voltei a ensinar nas turmas de 1ª a 4ª série, agora na Escola Marcionílio Rosa.
Em 2008 acontece as Olimpíadas de Pequim na China, sendo o país sede o campeão de medalhas, batendo os Estados Unidos. Dois fatos importantes aconteceram na minha vida, meu esposo concluiu o curso de pedagogia na UNEB e eu fui aprovada na seleção da UFBA e comecei a cursar a universidade.

Nenhum comentário: