sábado, 6 de junho de 2009

Narrativas que apresentam a histórias de ser professor




Educar com Amor.
"Educai as crianças e não será necessário punir os homens"(Pitágoras).
Custom Glitter Text

O senhor é meu pastor e nada me faltará...



NARRATIVAS QUE APRESENTAM A HISTÓRIA DE SER PROFESSOR


A educação deve se preocupar em fazer o indivíduo compreender o mundo que o cerca, despertando sua curiosidade intelectual e estimulando seu senso crítico, para que possa interferir no meio em que vive sentindo-se parte dele.
Segundo Paulo Freire, deve haver uma relação direta entre o ensino e a pesquisa.

Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, contínuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. (FREIRE 1996, p.32)

De acordo com os textos que foram lidos, a escola fica isolada e subdividida, cada professor em sua sala de aula sem compartilhar experiências bem sucedidas e viver um pouco a história do outro.
Segundo o professor Imbernan, é necessário ouvir as vozes e os relatos dos professores para desvendar uma parte do interior do ofício, para recuperar a esperança de que a paixão de ensinar ainda seja possível. (REVISTA PÁTIO, p. 11)
Para tanto, é preciso muito investimento na melhoria de condições de trabalho do professor, considerando não só a melhoria salarial, mas também a exigência de programas eficazes de formação inicial e continuada do professor, da qualidade do livro didático, de recursos televisivos e multimídia.
É preciso que haja a reestruturação do conhecimento, onde se observa que o professor é uma peça fundamental nesse processo, pois, a prática escolar traz atrás de si condicionantes sócios políticas que devem ser consideradas para o bom andamento.
Assim sendo, a escola, embora faça parte da organização social, é considerada como um apêndice à sociedade, com poderes quase absolutos sobre ela, respondendo pela nobre função de formar a sociedade.
Estabelecendo um paralelo entre os textos de Márcea Sales e Imbernón, percebemos que os professores trabalham em isolamento, e isso prejudica o andar da educação na busca do conhecimento.




Referências:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa, São Paulo: Paz e Terra 1996, p. 32.
Revista Pátio, Aprender com Histórias de Vida, ANo XI n° 43, Ago / Set 2007, p. 11.








Nenhum comentário: