quarta-feira, 1 de julho de 2009

A importância da Oficina de imagem para a Educação

Participar das oficinas de Software Livre e da Oficina de Imagem favoreceu um rico conhecimento referente as novas tecnológias,proporcionou um conhecimento prático com as montagens de imagens e como manusear os programas do SL.o filósofo Herbert Read
(1947) que defende que a imagem é a fonte de todo o
conhecimento, pois ela antecede o logos e fornece matéria
para a formulação do conhecimento humano que vai se
desenvolver como filosofia, ciência.
Para a melhor compreensão desde os tempos mais retomos as imagens já faziam parte do contexto histórico do ser humano,´pois sempre procuravam se expressarem de maneira atrativa, e essa comunicação era feita através das diferentes imagens.

O acúmulo de informações e a necessidade de registro

Com a evolução cultural e intelectual do homem, surge a necessidade de registrar as novas descobertas, o que acaba consagrando a escrita pictográfica. É a conseqüência da passagem do homem de nômade a cada vez mais sedentário.
http://penta3.ufrgs.br/videos/imagem_educacao/index1.html
Reflito que as imagens sempre fez parte da educação, por conta disso o homem sempre busca aperfeiçoar suas imagens, e nos professores precisamos transmitir para os alunos que as imagens sempre presente no contexto histórico.
Participar da oficina de imagem, me ajudou comprender a importância que as imagens tem para a aquisição da construção do conhecimento tanto para a escrita quanto para a leitura.Pois as imagens sempre estão presentes no contexto escolar, nas propagandas e na mídia.

Um comentário:

márcia disse...

Realmente Ana Cristina a oficina da imagem nos traz conhecimentos importantes em frente as novas tecnologias,dando oportunidades de criar enovando cada vez mas a nossa prática.