quarta-feira, 1 de julho de 2009

Importância do Software Livre para a Educação


Com o movimento de inclusao digital, percebemos que o mesmo precisa viabilizar meios para que toda a sociedade faça parte desse processo tecnológico, pois as tecnologias estão ganhando espaço na sociedade, gerando debates entre educadores, políticos, etc. A nossa cidade, Irecê, aderiu a esse cenário tecnológico, pondo em seu Plano Diretor a criaçao de Tabuleiros Digitais, Infocentros nos espaços públicos e principalmente nas escolas. Foram implantados telecentros em alguns bairros, tudo isso buscando informatizar toda a comunidade irecense; porém, sabemos que todas essas ações de beneficiamentos são muito lentas, há muitas burocracias e ficam na dependência das politicas públicas federais, e estaduais.

Precisamos, como educadores, tomar conhecimento desse tipo de programas desenvolvidos pelo nosso município, para educarmos nossos alunos e toda a comunidades ecolar. O Ponto de Cultura é o maior referencial em termos de software livre, atendendo um grande número de visitantes por dia.

Um comentário:

dulce disse...

Cris, chegamos ao final do ciclo com muitas expectativas de melhoras na educação. O que não chegou ao fim foi a nossa busca para a compreensão em relação das políticas públicas. mas concordo com você quando fala sobre as aprendizagens que adquirimos no decorrer do ciclo. Muita água ainda vai rolar até o final do curso. Boa sorte querida, e parabéns pela sua participação no seminário.
beijos.
Dulcenalva.