sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Atividade da Oficina da Palavra Escrita Dois

Universidade Federal da Bahia – UFBA

Faculdade de Educação – FACED
Licenciatura em Pedagogia – Séries Iniciais
Ciclo Três – 2009 Data: 29/10/09.
Professora: Regina Gramacho e Paulinha Moreira
Cursistas: Alaídes Nascimento, Ana Cristina F. de Souza Cordeiro, Elizabete Novais.
Atividade será desenvolvida no 3º Ano Turno: Vespertino
Duração da Seqüência Didática: 20 dias


Seqüência Didática: Gênero Contos

O que os alunos podem aprender com a Leitura de Contos:

- Podem apreciar a leitura e a escrita a partir da leitura de contos.

- Usar as regularidades ortográficas.

- Familiarizar com outros gêneros textuais.

- Utilizar a letra maiúscula, os sinais de pontuação e paragrafação no texto.

- Desenvolver o gosto pela leitura.

- Compreender a estrutura textual da escrita de contos.


Estratégias que podem promover essas aprendizagens:

- Levantamento dos conhecimentos prévios sobre o que os alunos já sabem a respeito dos contos. Quais são os contos de fadas que vocês conhecem? Quem quer contar oralmente um conto que sabe de memória.

- Instigar os alunos para que possam falar os personagens que geralmente fazem parte dos contos de fadas.

- Solicitar aos alunos que observem durante a leitura realizada pelo professor a magia que existem nos contos de fadas, e na oportunidade, explicar aos alunos que as histórias trazem encanto e sempre apresentam um conflito que necessita ser resolvido ao longo do desfeche da leitura do conto.

- Apresentar para os alunos um varal com diferentes tipos de contos: “A bela adormecida, A princesa e o sapo, Chapeuzinho amarelo, Branca de neve e os sete anões, Os três porquinhos e A pequena sereia”.

- Deixar que os alunos leiam estes contos no início da aula em esteiras, tapetes, em espaços diferentes da sala.

- Após a leitura dividir a turma em pequenos grupos e propor que os alunos leiam o conto dos três porquinhos com o auxilio dos fantoches para poder apreciá-lo melhor.

- Em seguida a professora fará a leitura do conto os três porquinhos mudando a entonação da voz de acordo com os personagens narrados, com o objetivo de despertar a imaginação e estimular a leitura de outros títulos.
Segundo afirma Lígia Cademartori:

A apresentação de Narrativas e jogos poéticos, pela dimensão lúdica e existencial dessas composições, constitui-se em meio de localização do sujeito falante do sistema lingüística e possibilidade de resgate de uma situação de descentra mento na aprendizagem da língua. (CADEMARTORI, 1991, p.73)
A leitura de contos proporciona uma reorganização das percepções de mundo para a vida das crianças e possibilita uma nova ordenação das experiências existentes.
- Propor para os alunos fazerem a reescrita do conto: “Os três porquinhos”, dando o início da história para que os alunos possam concluir coletivamente o meio e o final do conto.
- Preparar uma oficina para a correção da reescrita do conto: “Os três porquinhos”, com um roteiro previamente escrito em papel metro.
- Apresentar o texto escrito em transparência sem identificação do aluno para apontar as questões ortográficas dos dígrafos “SS, RR, CH, NH, LH”.
- Organizar no papel metro um texto lacunado com trecho do conto dos três porquinhos, para observar as regularidades de escrita com dígrafos das tais: PALHA, PASSOU, CORREU, CASINHA, DERRUBOU, CHAMINÉ, PORQUINHOS.
- Propor para os alunos organizarem frases com o auxílio das palavras que foram trabalhadas no texto. A partir daí, o professor irá observar o uso da letra maiúscula, pontuação e a organização da frase.

- Organizar com os alunos uma produção individual do conto “Os três porquinhos”.

- Solicitar que os alunos leiam os contos para outras turmas no pátio da escola.

Referência:

CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1991.



Nenhum comentário: