sábado, 14 de novembro de 2009

Reflexão sobre a aula de Cartografia da Escola ao Longo do Tempo

No dia 14 de novembro de 2009, participei de uma palestra com a professora Edilene Maioli, onde contribuiu muito para a minha prática, pois a mesma trouxe um tema muito importante para ser estudado e discutido.
A professora nos instigou sobre: “Qual é o papel da escola?”

Compreendi que o papel da escola é muito além do que ela está desenvolvendo. A escola é uma tentativa de organizar o conhecimento que está em todos os lugares, espaço e tempo diferentes. Infelizmente nem todos os conteúdos que são trabalhados na escola servem para a vida dos alunos, cabe assim, a escola tornar os conteúdos mais funcionais, trabalhando com a perspectiva de interdisciplinaridade.

É necessário que cada escola construa o seu currículo, abrangendo as diferentes culturas e contextos que os seus alunos vivem isto porque, muitos conteúdos que são trabalhados na maioria das escolas não atentam para as reais necessidades dos alunos.

A professora deixou claro que a escola não é um lugar neutro, mas sim uma parte integrante da sociedade onde está inserida.

Um comentário:

Cristina disse...

A professora Edilene é mesmo sábia!
Se cada escola elaborar um currículoc com certeza ficará mais fácil nosso trabalho, pois, cada bairro ou localidade tem uma realidade diferente.
É isso Cris, vamos levar essas informações ás nossas escolas!