terça-feira, 15 de setembro de 2009

Inclusão Digital e Software Livre.

Solução foi disponibilizada no Portal do Software Público durante o Consegi 2009
Uma solução para controlar a gestão de contratos de serviços de tecnologia da informação (TI). Esse é o objetivo do Oasis, a mais nova solução disponibilizada nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br). A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento. A sua disponibilização à sociedade foi assinada durante o 2° Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi 2009) que ocorre na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília. O documento foi assinado pelo titular da SLTI, Rogério Santanna, e pelo coordenador geral de Modernização de Informática Substituto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcus Thadeu de Oliveira Silva. Silva explicou que o Oasis começou a ser desenvolvido há quatro anos para apoiar a governança dos sistemas de informação do MDIC e que agora poderá ajudar também os demais órgãos do governo a qualificar a gestão nessa área. “O Oasis permite controlar os processos de acordo com o cronograma e exigências de qualificação do órgão e efetuar o pagamento às empresas somente dos serviços que efetivamente foram prestados”, explicou. Ele disse ainda que o software realiza o acompanhamento gerencial dos tempos e custos, através de métricas, favorecendo a criação de indicadores de desempenho e a conseqüente melhoria na qualidade das atividades desenvolvidas pelas áreas de TI.Ele afirmou que o software possibilita atender às exigências da Instrução Normativa N° 4 relacionadas à gestão de contratos. Essa instrução normativa foi publicada em maio do ano passado pela SLTI para qualificar a contratação de serviços de TI no Governo Federal. Qualificação dos contratos de TIO secretário Rogério Santanna participou nesta quinta-feira de um debate no Consegi 2009 no qual falou sobre as iniciativas do Ministério do Planejamento para qualificar a área de Tecnologia da Informação no Governo Federal. Ele salientou que a Instrução Normativa N° 4 e a estratégia geral de TI – que envolve a gratificação de servidores que atuam na área, capacitação e realização de concurso – são passos importantes para estabelecer uma governança de TI nos órgãos federais. Entre outras exigências, a Instrução Normativa N° 4 determina que as contratações precisam ser planejadas antes de ocorrer a seleção do fornecedor e que os contratos firmados pelo Governo devem ser gerenciados. Os órgãos devem fazer ainda uma análise da viabilidade e dos riscos da contratação e desenvolver um plano de sustentação e a estratégia da contratação. Devem ser previstos pelos órgãos critérios para que fiquem assegurados a segurança das informações do Governo, os recursos materiais e humanos, a transferência do conhecimento para o Governo e como deve ocorrer a transição contratual e a continuidade dos serviços em caso de uma eventual interrupção no contrato.Pesquiasa como esta fazem toda a diferença para o município e os Governo Federal.

Um comentário:

Sule disse...

Ótimo querida! Vamos manter o blog atualizado com as reflexões do gru po de estudo!

Traga também uma síntese das discussões, do que vc esta compreendendo e construindo em conjunto com as outras colegas... nhos


Bjinhos
Sule