Reflexão sobre o estudo Alfabetização Digital
Diante do que lemos no texto da Professora Maria Helena Bonilla “O Brasil e a Alfabetização Digital, percebemos que ser alfabetizado digitalmente, não é ser usuário de serviços oferecidos pelas novas tecnologias. Observamos que exist uma meta traçada pelo governo que até o ano de2003 cada brasileiro possa ser alfabetizado digitalmente.
A meta prevista pelo Programa é que um em cada cinco brasileiros atinja um nível de alfabetização digital mínimo até 2003. Mas o que é mesmo um nível de alfabetização digital mínimo? Está indicada a oferta de treinamento básico para que a população possa adquirir essa habilidade nesse curto espaço de tempo, sugerindo inclusive o (auto)aprendizado, disponível a custo zero (em vídeo e/ou na rede), cursos livres, presenciais e a distância, testes de habilitação reconhecidos pelo mercado, como formas de promover essa "alfabetização" aligeirada.
Precisamos refletir que já avançamos , mas ainda falta muito a fazer por isso cabe a cada gestor de escola, governantes seja em âmbito nacional, estadual e municipal precisam estar envolvidos, pois encontramos no Brasil, um cenário em que começa a aparecer projetos governamentais na perspectiva de implantar políticas com o objetivo da chamada inclusão digital.
Diante do que lemos no texto da Professora Maria Helena Bonilla “O Brasil e a Alfabetização Digital, percebemos que ser alfabetizado digitalmente, não é ser usuário de serviços oferecidos pelas novas tecnologias. Observamos que exist uma meta traçada pelo governo que até o ano de2003 cada brasileiro possa ser alfabetizado digitalmente.
A meta prevista pelo Programa é que um em cada cinco brasileiros atinja um nível de alfabetização digital mínimo até 2003. Mas o que é mesmo um nível de alfabetização digital mínimo? Está indicada a oferta de treinamento básico para que a população possa adquirir essa habilidade nesse curto espaço de tempo, sugerindo inclusive o (auto)aprendizado, disponível a custo zero (em vídeo e/ou na rede), cursos livres, presenciais e a distância, testes de habilitação reconhecidos pelo mercado, como formas de promover essa "alfabetização" aligeirada.
Precisamos refletir que já avançamos , mas ainda falta muito a fazer por isso cabe a cada gestor de escola, governantes seja em âmbito nacional, estadual e municipal precisam estar envolvidos, pois encontramos no Brasil, um cenário em que começa a aparecer projetos governamentais na perspectiva de implantar políticas com o objetivo da chamada inclusão digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário