segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Inclusão digital no Canteiro de Obras.

Fazendo minhas pesquisas sobre inclusão digital, encontrei um projeto que está sendo desenvolvido na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, em um lugar inusitado, em um canteiro de obras. O que é de interessante no programa é justamente a metodologia utilizada que tem o objetivo de atingir os operários, utilizando uma linguagem simples e assuntos de interesse dos operários. Vejo que independente do lugar, podemos usar meios alternativos que possam favorecer a inclusão dos mais diversos grupos de pessoas aos meios tecnológicos.
Inclusão Digital

O Sinduscon-JP em parceria com o Sistema FIEP (FIEP, SESI, SENAI e IEL), iniciou no último dia 08 de outubro o programa intitulado “Inclusão Digital no Canteiro de Obras”.
Em mais esta iniciativa da gestão do Presidente do Sinduscon-JP, Irenaldo Quintans, o Sinduscon-JP fundamentou o projeto no programa de inclusão digital já existente do SESI/PB, firmando a respectiva parceria, sendo este com aplicações nos canteiros de obras das construtoras da grande João Pessoa.
Inicialmente, o programa prevê aulas demonstrativas de informática com ênfase em assuntos de interesse dos trabalhadores, procurando utilizar uma linguagem simples e uma metodologia bem direcionada. Posteriormente, o Sinduscon-JP pretende promover cursos de informática para aqueles que se interessarem pela área.


www.sindusconjp.com.br/inclusao/

Projetos como esse tem uma importância relevante para que a maior parcela da população tenha a possibilidade de serem incluídas nos meios digitais.

Um comentário:

lene disse...

Que beleza!Um projeto sem levar em conta um ambiente sofisticado,tendo como prioridade atender os trabalhadores, certamente todos ganham com esse ato nobre. Já pensou se todas as empresas tivessem essa iniciativa? Os indices dos excluidos digitalmente reduziriam consideravelmente. As secretarias de educação deveriam ter iniciativas com projetos para atender de imediato os professores. Que bom seria!